Formatura de Enfermagem: tudo o que você precisa saber para planejar a festa

formatura de enfermagem

O que dá mais ansiedade durante a faculdade: partir para o estágio e encarar a realidade da área ou chegar ao último dia da graduação? Na nossa opinião, melhor do que isso é comemorar os anos de dedicação em uma festa de formatura de Enfermagem top das galáxias!

Afinal, serão meses e anos de muito empenho e mão na massa para arrasar no cuidado da saúde de outras pessoas. Por isso, a festa de formatura de Enfermagem será o grande marco dessa transição em que todos deixam de ser meros formandos para se tornarem profissionais. 

Para não sobrecarregar seu calendário de estudos, festas, eventos e estágios, preparamos um guia para você preparar a formatura de Enfermagem junto à galera com o mínimo de estresse possível. Mas a gente já adianta que o planejamento e a arrecadação financeira antecipada são regras de ouro se você quiser se formar sem perder todos os cabelos!

Então separa um bloquinho de papel ou um app de notas para registrar os principais pontos para preparar essa festa!

Chamar geral para aderir o mais cedo possível à formatura de Enfermagem

Sim, quanto mais cedo o pessoal se engajar, as vantagens se multiplicam. Enquanto o primeiro ano é de descoberta, muitas festas e entrosamento com a galera, a partir do segundo já é possível começar os trabalhos da formatura de Enfermagem.

É hora de montar a comissão e convocar os formandos comprometidos com o curso e sua futura profissão a se animarem para celebrar esses anos de graduação. Nesse período, o mais importante é se preparar para juntar a grana.

Nós, do Keeper, que trabalhamos com a arrecadação financeira de formaturas, já vimos muitas turmas se desesperarem por não poderem guardar um montante suficiente para fazer uma festa bacana. Além disso, já observamos formandos perderem dinheiro fazendo a arrecadação diretamente com uma agência de formaturas, sem terem tempo ou condições de negociar valores e descontos. 

É por isso que a gente se especializou em trabalhar com a arrecadação antecipada, para facilitar a vida e manter tudo organizado com todas as ferramentas que o Keeper oferece. Para começar, a gente ajuda a comissão a saber quanto cada formando poderá pagar por mês, conforme as condições financeiras de cada um. 


Começar a arrecadação financeira

Como os primeiros anos são mais para se esforçar em garantir a adesão da galera para a festa de formatura de Enfermagem, a contratação da agência pode ficar para um pouco mais tarde. O primordial é decidir como vai ser feita a gestão do dinheiro arrecadado. 

Vão juntar manualmente ou já entregar para uma agência? Que tal utilizar uma plataforma como o Keeper, que coloca o dinheiro em uma conta exclusiva da turma e faz o registro de adesão, entrada e saída de dinheiro e ainda envia relatórios brilhantes para a comissão e os demais formandos? E ainda cuida dos inadimplentes!

É uma forma segura de deixar a gestão do dinheiro com uma empresa especializada e ter tempo para se jogar em um brainstorming para fazer os eventos mais criativos possíveis para arrecadar a grana!

Criatividade nos eventos, sorteios e vendas

É hora do #partiufazerumasocial com os colegas da turma para se divertir nos eventos e ter a oportunidade de fazer novos amigos. A comissão pode fazer diversos tipos de eventos para arrecadar dinheiro para fazer o baile acontecer, desde festas abertas ou exclusivas para formandos e convidados.

Churrascos, pool parties, drinking games, disputas de jogos, luaus e bingos são algumas das opções, além do que mais a sua criatividade permitir. Você pode conferir outras sugestões de eventos de arrecadação para formatura aqui, mas é importante começar assim que disserem “SIM” à festa de formatura! Quando mais opções para se encontrarem, se divertirem e juntarem dinheiro, melhor!

Sorteios e rifas

Vale dar ideia de presente até para a mãe quando a gente quer garantir que uma festa de formatura de Enfermagem épica vire realidade. Confira algumas ideias:

  • cestas de doce, de Natal, Páscoa ou qualquer outra data podem ser sorteadas ou rifadas;
  • kits de beleza masculino ou feminino;
  • dia de SPA e de salão para as mães;
  • dia de barbearia para os pais.

Todos esses mimos podem incluir vouchers de desconto com empresas parceiras para animar a galera a participar!

Vendas, vendas, vendas!

Quem quer dinheiro?! Ôeee! Quem dera ganhar aviõezinhos de notas de R $100 do Sílvio Santos para a arrecadação, não é? #quesonho

Enquanto isso não acontece, você precisa focar em juntar dinheiro, como com a venda dos mais variados itens. A vantagem de organizar uma festa de formatura de Enfermagem é de poder tirar proveito de objetivos associados à profissão, que são mais variados quando comparados a outras áreas. 

Já dá para ter uma ideia de lembrancinhas e doces temáticos com corações, seringas, coleta de sangue e até de urina (sim, gelatina de abacaxi naquele potinho clássico para confundir o cérebro dos convidados!). A criatividade no uso desses itens também pode ser usada para a decoração da festa: #ficaadica.

Quanto às vendas, a comissão pode anunciar itens como:

  • porta-jaleco impermeável com escolha de diversas estampas;
  • jaleco personalizado;
  • kit incluindo estetoscópio, esfigmomanômetro, termômetro, tesoura, lanterna clínica, etc.

Estes produtos podem ser colocados à venda quando a galera estiver a alguns meses de começar a fazer os estágios, unido o útil ao agradável! 😉

Aliás, o Keeper dá essa ajudinha nas vendas online de pacotes de adesão e de produtos personalizados. A comissão define os lotes promocionais para agitar a turma a comprar e todos os itens são vendidos na plataforma para que os interessados acessem.  

formatura de enfermagem

Escolha da agência de formatura e preparo da festa

Uma turma inteligente, que se antecipa e faz a arrecadação com uma empresa especializada, já tem mais do que meio caminho andado quando chega o momento de escolher a agência. Afinal, a comissão se empenhou bastante na realização de eventos e demais vendas para garantir mais dinheiro para a formatura de Enfermagem.

Antes de bater o martelo na escolha da agência, é preciso saber quais as expectativas dos formandos, que a comissão deve ter coletado no início dos preparativos. São informações como o tipo de festa que querem, atração musical, tema da decoração, comida etc. A partir das respostas e do valor na conta da turma, dá para partir para negociações justas com uma empresa. 

Durante a pesquisa, considere os seguintes critérios:

  • qual o porte das festas realizadas pela empresa;
  • se possui muitas menções no Reclame Aqui (especialmente se não são respondidas ou não resolvidas) e comentários negativos nas redes sociais;
  • o que comissões de turmas anteriores falam a respeito, tanto sobre os valores, atendimento e realização da festa;
  • com quais fornecedores a agência trabalha.

Você pode conferir neste artigo se vale a pena contratar uma agência de eventos para a sua festa de formatura de Enfermagem. O mais importante é que a comissão possa garantir a organização de tudo, contando com empresas parceiras que sejam éticas e transparentes nessa jornada!

Depois da escolha, aí entram os ajustes sobre:

  • definição do espaço;
  • cores (tem que ter algum verde da Enfermagem!!) dos vestidos e gravatas;
  • estilo e tema da decoração;
  • menu;
  • carta de bebidas;
  • atração musical;
  • cerimonial;
  • fornecedores (fotógrafos, iluminação, cerimonialista, segurança, limpeza etc).

Para saber todos os detalhes do preparativo da festa em si, confira aqui o Guia para comissão: do início ao baile

Conclusão

Opções não faltam para a festa de formatura de Enfermagem arrebentar nas metas de arrecadação financeira, que garantirá o baile. Por isso, é bom que uma comissão organizada possa se dedicar a ideias para ter novas adesões e dinheiro com os eventos, sorteios e vendas.

O Keeper oferece uma série de soluções para a comissão durante os anos de preparo. Por focarmos na gestão do dinheiro da turma, ajudamos também a:

  • simular cenários para a arrecadação, para definir o melhor valor de adesão para os formandos;
  • definir uma meta de aderidos para atender ao padrão da festa idealizada;
  • fazer uma previsão de quanto o dinheiro da turma irá render até a data da festa;
  • definir multas de cancelamento da adesão ou por atraso, bem como o valor de juros por dia de inadimplência para evitar prejuízo aos demais.

Vale lembrar que o Keeper ainda faz a cobrança online dos formandos inadimplentes por e-mail, para o alívio da comissão!

Já para os formandos, a ferramenta disponibiliza o contrato online, compra de produtos da turma, facilidade nas condições de parcelamento da formatura (em até 48 vezes) e suporte online. 

Quer fazer uma festa de formatura de Enfermagem memorável? Então, querido e futuro enfermeiro, compartilhe esse texto com sua galera e agende uma conversa com a gente! 😀

Você pode gostar...