Desvendando os mitos das festas de formatura

Existem diversos mitos sobre as festas de formatura, relacionados à maneira como são planejadas que, no fim das contas, acabam prejudicando as comissões de formatura.

Certas tradições do mercado são simplesmente vistas como verdades absolutas. Mas será que elas são, de fato, verdadeiras?

Queremos desvendar os maiores mitos presentes na organização dos bailes de formatura de todo o Brasil, vamos nessa?

Os formandos realizam a compra dos pacotes de adesão apenas perto da data da festa?

Em um exemplo recente, a turma de direito da comissão C19 da PUC-SP teve mais de 150 aderidos à formatura só nas primeiras duas horas após a abertura dos pacotes. Isso foi em outubro de 2017, e o pessoal se forma apenas no segundo semestre de 2019! Dá para acreditar?!

Um dos mitos das festas de formatura, é a ideia de que os formandos só vão comprar os pacotes e as mesas da formatura quando a festa estiver quase chegando não se prova nada verdadeira nas turmas mais organizadas e inovadoras.

A confiança que a comissão de formatura transmite para a turma, as promoções e brindes, lotes promocionais para os primeiros aderidos e a transparência durante todo o processo de arrecadação são alguns ingredientes frequentes que comissões de formatura utilizam para começar a arrecadação bombando.

Só é possível começar a arrecadação depois de fechar com uma agência de formaturas?

Não! Para que uma comissão de formatura comece a arrecadação financeira para a festa ela não precisa necessariamente ligada a uma agência de formaturas. É importante separar agências de formatura e empresas de arrecadação!

Agora, para a arrecadação financeira a conversa já é outra: quanto antes a comissão começar, melhor para ela e para os formandos, já que assim é possível dividir o total da adesão em mais parcelas e o valor total da festa de formatura acaba caindo.

Quando as comissões começam a se organizar com antecedência, uma das maiores preocupações é sobre a melhor maneira de angariar fundos. E acabam recorrendo às agências de formatura sem procurar opções com maior custo-benefício.

As agências de formatura apenas precisam ser contratadas faltando cerca de 1 ano para a festa, já que é este o tempo necessário para organizar com calma todos os detalhes.

O que realmente demora no planejamento da formatura é angariar fundos. Definir o valor dos pacotes de adesão e extras, meta de formandos, número de convidados é que é muito complicado! A sua comissão de formatura deve sempre recorrer a um especialista, como o Keeper.

Festas de formaturas devem de ser caras?

Outros mitos sobre as festas de formatura são sobre seu preço. Atualmente, o valor médio de uma festa de formatura no Brasil é de 3 mil reais.  Entretanto, 76% dos universitários têm, segundo pesquisa do Data Popular, a renda individual entre 300 e 1300 reais.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o custo da festa de formatura define o seu padrão. Ao mesmo tempo, se irá contar com atrações famosas, bar e buffet premium ou uma decoração mais elaborada. Estes detalhes tornam a festa mais cara, enquanto priorizar outros aspectos do baile ajuda a conter gastos.

Mas para a festa de formatura ser muito boa e contar com toda o luxo que a data merece, não necessariamente ela deve ser cara. Isso porque, em grande parte dos casos, é possível diminuir o valor da festa sem perder qualidade do evento.

Entretanto, para isso acontecer, basta a comissão começar a arrecadar com bastante antecedência. Bem como fazer um planejamento estruturado de gastos, com relatórios financeiros completos e atualizados.

A verdade é que o mercado de formaturas conta com certas tradições puramente culturais que podem e devem ser desconstruídas.

Enquanto algumas turmas ficam presas a formas arcaicas de organizar a festa, outras estão inovando cada vez mais. E revolucionando as formaturas com muita qualidade e, claro, satisfação dos formandos.

Resumindo, na maioria dos casos:

  • É possível diminuir o valor da festa de formatura sem perder a qualidade
  • Conseguir uma adesão em massa desde o início
  • Deixar o dinheiro longe das mãos das agências de formatura
  • Arrecadar com uma empresa especializada

Basta muito trabalho, comprometimento e principalmente organização, para que a festa de formatura seja uma noite memorável!

Resumo
Desvendando os mitos da formatura
Título do post
Desvendando os mitos da formatura
Descrição
Existem diversas dúvidas sobre como organizar a festa de formatura perfeita, né? Desvendamos os principais mitos sobre as formaturas e como sua comissão pode ir mais longe!
Autor
Empresa
Keeper Formaturas

Você pode gostar...