Como evitar calotes de empresas de eventos

Muito se ouve sobre alunos que foram deixados na mão às vésperas de suas festas de formatura, após arcarem com todos os custos da festa.

As agências de formatura vão à falência todos os anos. Segundo um estudo realizado pelo Keeper, duas de 10 empresas de formatura quebram por ano no país. Isso significa, na maioria das vezes, que os formandos que pagaram pela festa de formatura, na verdade ficarão sem nada.

Não se trata apenas de empresas em situação financeira crítica, em que a quebra é iminente. Por isso é que pode-se culpar as comissões de formatura pela contratação equivocada.

Em muitos casos, a fachada é de uma organização sólida. Por exemplo, as vezes com anos de experiência no mercado e diversas universidades e cursos atendidos.

Mas por quê esse número é tão alto? E, mais importante, porque empresas sólidas – ao menos na teoria – surpreendem negativamente os formandos com a negação de um sonho tão planejado?

A alavancagem financeira

No mercado existe uma técnica muito utilizada para aumentar os retornos financeiros para a empresa chamada de alavancagem.

Existem inúmeros tipos, mas no caso do mercado de formaturas, falamos sobre a alavancagem financeira operacional. Isto éonde a empresa utiliza o dinheiro em caixa para manter seus custos fixos em dia. Ou seja, funcionários, contas, impostos e fornecedores.

Quando uma empresa utiliza de alavancagem para se manter, ela constantemente precisa de novos contratos e um fluxo ininterrupto de caixa para não quebrar.

Uma agência de formatura que não diferencia se está gastando o dinheiro de um formando, essencial para realizar a sua festa de formatura, para bancar seus gastos operacionais, está fadada a quebrar.

Nada garante que a agência de formatura terá o dinheiro necessário para pagar os fornecedores da festa de formatura no dia acordado, e, em outras palavras os formandos pagam por uma festa que podem nunca receber.

Para garantir que isso não ocorra com a sua comissão de formatura é importante prestar atenção em alguns detalhes:

O primeiro deve ser pesquisar o histórico da empresa. E todas as festas já realizadas por ela. Assim como, qual é a sua reputação no mercado e quão profissional foi com outras comissões de formatura.

O segundo é se garantir em contrato. Deve estar claro entre a agência e a comissão de formatura, que o dinheiro pago pela turma será exclusivamente utilizado para o pagamento da festa.

Se você acredita que as empresas de formatura geralmente deixam o dinheiro dos formandos em uma conta bancária específica, separada dos gastos da organização que nada têm a ver com a festa em si – como acreditamos ser o ideal – tememos que você está errado.

Então, por que deixar o dinheiro dos formandos sob custódia de uma empresa que não oferece as garantias? Além dos relatórios financeiros necessários para garantir que o dinheiro da formatura está sendo gasto da forma correta?

Serviços de arrecadação antecipada

As alternativas das comissões de formatura eram pequenas antes do surgimento de empresas especializadas na arrecadação financeira para formaturas.

A segurança que o mercado de formaturas oferece atualmente é muito maior, e as comissões que ainda fecham contrato com agências de formatura, fazem isso por falta de conhecimento.

As empresas especializadas na arrecadação, como o Keeper, oferece segurança e transparência em todo o processo, além de o tornar muito menos burocrático.

Sem dúvida, existem agências de formatura sérias que tratam o dinheiro dos formandos com responsabilidade e ética. Mas como saber se a empresa que você está contratando é uma dessas? Assim, é melhor deixar que a agência de formaturas faça o que ela é boa de verdade: produzir a festa.

Então falemos sobre a melhor solução. Sem dúvida, arrecadar antecipadamente e fechar com a empresa do evento mais próximo à festa, já com parte do dinheiro dos formandos em caixa é o ideal. Principalmente para ter o poder de negociação com diversos fornecedores.

Resumo
Como evitar calotes de empresas de eventos
Título do post
Como evitar calotes de empresas de eventos
Descrição
Os calotes em empresas de eventos e agências de formatura são muitos. Mas e como fugir destas empresas? Qual é a melhor forma de proteger sua comissão?
Autor
Empresa
Keeper Formaturas

Você pode gostar...